Read more »

 Uma boa produção para um passeio nem sempre é interessante para o trabalho. Inadequações do dress code são comuns, principalmente porque, em diversos casos, o estilo pessoal é bastante diferente do que o ambiente corporativo pede. Mas é possível que você vá trabalhar bem-vestido e estiloso. 




Roupas para trabalhar: dicas para se vestir bem masculino e femenino


Vale lembrar que bem-vestido quer dizer adequado ao trabalho e sem desleixo. Pode-se estar elegante com uma roupa para trabalhar social, informal e casual. 

O contrário também faz sentido. Uma pessoa que se veste com roupas formais para trabalhar, mesmo que seja uma camisa de algodão egípcio, pode se apresentar de forma deselegante quando está com peças amassadas, sujas, sapatos, maquiagem e penteado inadequados. 

A designer de moda Regras de Vestimenta, afirma que não há diretrizes gerais para produções de trabalho, pois cada empresa e área profissional guarda diferenças importantes. Neste artigo, juntamente conosco, ela dará dicas importantes para você se vestir bem e com estilo para trabalhar.

Roupas para trabalhar: A moda corporativa

A moda corporativa é composta por códigos. As roupas traduzem mensagens sobre a área de atuação e empresa. Cada local e segmento tem um dress code diferente. Escritórios de Direito, por exemplo, têm dress code social. Agências de publicidade, informal. Isso, de forma geral. 

Uma marca pode romper com os códigos do setor para posicionar-se como disruptiva, inovadora. A Previsa Contabilidade fez isso. Eles trocaram os uniformes sociais por camisetas de malha para mostrarem criatividade e modernização da empresa. 

Até mesmo as marcas que adotam o no dress code transmitem uma mensagem para os colaboradores e mercado. São lugares com mais liberdade não só de vestir, mas para trabalhar. 

Têm, frequentemente, flexibilidade de horário, cultura colaborativa e a possibilidade de se trabalhar de qualquer lugar. Normalmente, são áreas ligadas à criatividade e tecnologia. Porém, se você for a um desses lugares, vai notar uma tendência entre os funcionários, as roupas que escolhem têm elementos em comum. 

A tendência de flexibilização do dress code, em que há regras, mas menos rígidas, também transmitem uma mensagem. A empresa pretende mostrar que os colaboradores são mais livres e podem, dentro das regras, adicionar elementos pessoais nas roupas de trabalho.

Por que é importante se preocupar com as roupas para trabalhar

Os profissionais de uma mesma área não vestem-se com o mesmo estilo à toa. Como falamos anteriormente, as roupas traduzem códigos, valores e mensagens de cada segmento e empresa. 

A imagem dirá muito sobre o profissional mesmo antes de ele cumprimentar clientes, colegas e superiores. 

Assim, as peças escolhidas podem contribuir para maior credibilidade ou não. As roupas para trabalho são uma espécie de cartão de visita. 

Por isso, independente do dress code da sua empresa, você deve cuidar da produção para se destacar. A moda corporativa é uma ferramenta a mais para você se destacar. 

E, quer queira ou não, sua imagem trará impacto à sua reputação. Então, é melhor investir um tempo para escolher bem as roupas de trabalho.

Como devo me vestir para ir ao trabalho?

Você sabe que é importante vestir-se bem para trabalhar, mas não entende exatamente como. Vamos te mostrar como deve ser o dress code em alguns setores. 

E, antes de entrar nas áreas específicas há algumas dicas que vão ajudá-lo a estar elegante em todos os tipos de ambiente.

Roupas para trabalhar: dicas para se vestir bem masculino e femenino

Dress code para trabalho formal

A orientação da designer de moda Carina é investir em peças de alfaiataria e cores neutras. 

Decotes profundos, roupas curtas e outros elementos sexies não são bem vistas. “Cuidado com o preto, ele não é neutro, e um look todo preto pode pesar, mas tenha peças coringas na cor preta, como um blazer, uma calça e vestido abaixo do joelho. 

O blazer é seu maior aliado para montar composições elegantes, calça alfaiataria e camisa. Não use decotes nem roupas muito justas”, afirma a designer de moda.

Roupas de trabalho casuais

“O ambiente casual te permite mostrar o seu estilo pessoal se você gosta de roupas mais à vontade.T-shirts, calças jeans e blusas polos são bem-vindas. 

Mas tenha bom senso, nada de desleixo, sua aparência transmite muitas ideias sobre você”, orienta Delsy Youngest.

Produções informais para o trabalho

As empresas da área da moda, artes, publicidade, tecnologia e outras, geralmente permitem roupas informais para trabalhar. Nesse caso, as produções podem ser mais ousadas. 

Porém, há limites. “No ambiente informal podemos abusar das cores e dependendo até mesmo de estampas, mas cuidado principalmente se seu trabalho for o atendimento ao cliente, sua imagem diz muito sobre você, e é a sua aparência que passará credibilidade. 

Aposte na terceira peça como blazer e colete para reuniões e eventos”, alerta a designer de moda.

Roupas para trabalhar em salão de beleza

alões de beleza são espaços casuais. Permitem produções mais leves e de bom-gosto. O conforto para se movimentar e ficar muitas horas de pé, no caso das cabeleireiras e maquiadoras deve ser considerado. 

Roupas com elementos utilitários, com bolsos, são excelentes para colocar presilhas de cabelo e outros itens importantes de ter à mão. 

Aventais são excelentes para proteger a roupa. As manicures e pedicures precisam considerar o quanto ficam sentadas. Para todas, calças de montaria, leggings e blusas que permitem a movimentação são excelentes para o conforto e beleza. 

Como as leggings são mais justas, combine com blusa mais soltinha para equilibrar e não cair no visual sexy.

Roupas para trabalhar em escritório de advocacia

A formalidade só não está nos escritórios de Direito às sextas, com a sexta-feira light. 

Nos demais dias, invista em peças de alfaiataria, cores neutras como o bege, marinho e branco. Saias e vestidos acima do joelho para mulheres são boas opções. O blazer é um aliado.

Para os homens, os ternos, gravatas e camisas sociais são excelentes escolhas.

Roupas para trabalhar em lanchonete

Estabelecimentos de alimentação têm algumas questões. As roupas precisam estar limpas sempre. Caso contrário, pode atrapalhar até as vendas. 

É muito comum o uso de camisetas de malha e cores claras, que transmitem a sensação de limpeza. Os colaboradores de uma lanchonete locomovem-se muito. Assim, é necessário investir em roupas que dão liberdade de movimento. 

Um avental é excelente, assim como peças com elementos utilitários, como bolsos para guardar canetas para anotar pedidos.

Roupas para trabalhar em escritório

Escritórios não são tão iguais. Há aqueles mais formais e outros menos. 

Assim, verifique qual é o dress code do escritório em que você trabalha. Antes de entrarmos nas áreas específicas, Carina Ametista deu dicas de como se vestir para ambientes formais, informais e casuais, leia as orientações e adeque-se que você estará bem-vestido e elegante.

Roupas para trabalhar em banco

O setor bancário precisa transmitir muita credibilidade para os clientes. Lida-se com dinheiro e muitas questões burocráticas. Por isso, o dress code é formal. 

Peças de alfaiataria, camisas sociais para homens e mulheres, blazer e vestidos com corte estruturado são excelentes. 

Para os homens, calças sociais e jeans de cor escura, jeans de gramatura menor combinadas com camisas mais elaboradas podem ser usados.

Roupas para trabalhar feminina

Certifique-se de que você estará confortável, adequada ao dress code do local e transmitindo as mensagens que deseja para seus colegas, clientes e para o mercado. 

Se você tem um estilo muito diferente do que sua atuação profissional exige, tenha roupas de trabalho separadas das demais. Você pode usar acessórios alinhados ao estilo do seu trabalho também. Assim, você agrega mais estilo à produção de trabalho.

Roupas para trabalhar masculina

Homens devem ter atenção a como se vestem no trabalho também. A menos que trabalhem com esportes e educação física, devem evitar camisetas de times e roupas fitness. 

Bermudas raramente são interessantes, apenas use se estiver claro que a empresa permite. Invista em roupas com malhas ou tecidos com alta porcentagem de algodão e viscose, fibras que deixam a peça mais fresquinha se você trabalha em um ambiente quente. 

Adeque-se ao dress code do local, só invista em roupas irreverentes se for de um setor criativo. Renove o guarda-roupa de trabalho sempre que as roupas aparentarem sinais de desgaste.

Peça a sua sugestão de vestienta aqui na Regras de Vestimenta.

By: Delsy Youngest