Read more »

 Escolher roupas e sapatos para compor o seu closet fica mais simples quando você conhece a essência do seu estilo pessoal, isto é, que tipo de looks deseja montar e especialmente quais são as ocasiões para as quais deve se vestir adequadamente. Para quem está pensando em renovar o seu guarda-roupas listamos uma série de dicas que te ajudarão a escolher roupas e sapatos com mais assertividade. Não dá para investir em peças que não serão usadas, não é mesmo?


Roupas e Sapatos


Dicas Para Escolher Roupas e Sapatos

Estamos vivendo um momento em que o consumo de roupas e sapatos passa a ter um viés mais consciente. Após uma onda de intenso consumismo e a crise financeira que se abateu sobre nosso país as pessoas passaram a dar mais valor para aquilo que compram deixando de lado a escolha de peças por ‘modismo’. Elegante é comprar o que será usado (e muitas vezes, diga-se, de passagem). Mas, como saber quais são as melhores escolhas? É isso que explicaremos a seguir com as nossas dicas!

Qualidade e Não Quantidade

Dicas Para Escolher Roupas e Sapatos
A primeira dica essencial para quem está pensando em renovar o closet é investir em peças de qualidade (e que invariavelmente custarão mais caro) e não em grande quantidade. 

Vale dizer que mesmo em lojas fast fashion é possível encontrar peças feitas com tecidos com maior durabilidade e conforto de toque. 

Dê preferência para tecidos naturais como algodão e seda que permitem que a pele respire. No que diz respeito aos sapatos a dica é a mesma, observe o acabamento dos calçados escolhendo aqueles que têm solados mais resistentes, cadarços mais fortes, sejam mais maleáveis para o caminhar e se encaixem no seu estilo de vida. 

Por exemplo, quem precisa caminhar muito no seu dia a dia deve buscar opções flat (sem salto) ou com salto mais confortável (como os quadrados e mais baixos), falaremos mais sobre isso a seguir.

Compre Roupas e Sapatos Adequados Para Seu Trabalho


Compre Roupas e Sapatos Adequados Para Seu Trabalho
Considere que tipo de roupa é mais adequado para o seu ambiente de trabalho, há muitos casos de pessoas que perdem oportunidades de crescimento profissional por passarem uma imagem pouco alinhada no escritório pela escolha de roupas inadequadas. 

De maneira geral é importante evitar peças que adicionem sensualidade ao visual, que tenham decotes com muito destaque, apresentem transparências e estejam em desacordo com o nível de formalidade do ambiente.

Algumas empresas permitem um dress code mais casual e informal, porém, isso não significa que pode ir com qualquer tipo de roupas e sapatos assumir o seu posto. 

O ideal é usar uma roupa que transmita a mensagem de quem é você no contexto profissional. 

Para quem está inserida num ambiente formal a dica é procurar por lojas que trabalhem as peças de alfaiataria com mais qualidade e cuidado (pode até custar mais caro, mas o caimento será muito mais assertivo assim como a durabilidade maior). 

Roupas sociais não devem ficar ajustadas ao corpo, devem ter cores sóbrias e serem feitas de tecidos adequados. Os sapatos devem ser escolhidos com foco no conforto e alinhamento com o restante do look.

Roupas e Sapatos Para o Lazer

Além de comprar looks para o ambiente de trabalho é legal pensar em como fazer escolhas melhores para as suas roupas de momentos de lazer como passeios no shopping, idas ao parque e até para a balada. 

Novamente você deve considerar quais são os lugares que gosta de frequentar para comprar peças que estejam adequadas a esses ambientes.

Embora não haja necessariamente regras para se vestir para essas ocasiões é interessante considerar que passeios no parque ficam mais agradáveis com roupas mais leves ou de prática de atividade esportiva assim como a balada é o momento de criar produções mais chamativas, dentro do escopo do estilo que você gosta. 

Quando estiver numa loja é importante provar as peças (sempre procurando o seu tamanho, um número na etiqueta não significa nada), ver como ficam no seu corpo e pensar se tem outras peças no guarda-roupa com que possa coordená-las.

Peças Chave

Peças Chave
Tem algumas peças de roupas e sapatos que todas as mulheres deveriam ter em seu closet, pois funcionam como coringas nos dias em que parece difícil montar um look adequado. 

A seguir listamos essas peças com dicas de como comprá-las com o máximo de cuidado!

Blazer Preto

Blazer Preto
Uma peça que é capaz de transformar qualquer produção, refina até uma combinação básica de camiseta branca e calça jeans básica. Sobre vestidos funciona como uma peça que afina a silhueta (use aberto). 

Para ambiente de trabalho formal é um item essencial, para quem puder comprar mais de um blazer é legal ter em azul marinho, cinza e branco.

Camisetas Básicas 


Camisetas de algodão brancas, cinzas e pretas são itens incríveis para ter no seu closet, pois funcionam bem numa sexta-feira casual de uma empresa com dress code mais rígido além de poderem ser usadas em produções mais femininas e delicadas como um contraponto. 

Para quem gosta de peças mais soltas como camisetas mesmo pode ser legal ir até a sessão masculinas das lojas. Se você preferir poderá comprar blusas baby look que são mais justinhas no corpo.

Vestido Preto 

Vestido Preto
Que um vestido preto pode ser salvador na hora de montar um look de última hora todo mundo sabe, porém, é essencial encontrar peças com boa modelagem e tecidos de qualidade. 

Não é qualquer vestido preto que vai te deixar preparada para qualquer ocasião, vale a pena investir em peças com maior valor agregado para ser item coringa podendo ser usadas desde coquetéis de trabalho até uma festa que não exija longo.

Scarpin Preto 

Scarpin Preto
O sapato scarpin é um dos mais ‘básicos’ dentre os saltos para as mulheres que desejam um visual alongado e elegante. 

Ter um scarpin preto básico é ter um calçado que combina com looks casuais e com trajes mais elegantes. 

É um sapato que poderá ser usado no seu trabalho e também nos momentos de lazer.

Sapatilha ou Scarpin Nude 


Ter um sapato nude (atenção que é cor da SUA pele) é uma maneira de tornar a sua silhueta mais alongada em diferentes produções bem como ter um calçado que pode ser coordenado com vários looks.

Tênis Branco 

Tênis Branco
De tendência a peça chave, o tênis branco, é um item que não pode faltar no closet de nenhuma mulher, desde as mais básicas até as que têm um estilo mais extravagante. Pode ser usado com calça jeans, com shorts, saias, vestidos e até com roupas sociais (em produções mais descontraídas).

Para mais dicas siga visite a página Regras de Vestimenta